O mergulho é uma atividade frequentemente procurada por quem tem interesse em descobrir e apreciar a vida marinha. Os primeiros registros desta prática foram feitos no Japão e Coréia, onde utilizavam essa técnica para resgatar alimentos e até mesmo armamentos.
Muitas descobertas foram feitas por mergulhadores que além de auxiliarem nas pesquisas sobre a vida marinha e da história da humanidade, acarretaram na criação de um esporte que hoje em dia é realizado em várias partes do mundo.
Atualmente quem quiser se aventurar nesse esporte tem todas as condições e equipamentos necessários para explorar este universo com muita segurança.
Para o mergulho com a finalidade de contemplação, existem duas práticas:
Esta modalidade de imersão é indicada para quem nunca teve contato com o mergulho. O snorkel é um aparelho usado na face que possibilita que o mergulhador enxergue dentro d’água e facilite a respiração, sem precisar sair da água para respirar. Este tipo de mergulho é superficial, porém não é um impeditivo para visualizar animais aquáticos de perto.
Também conhecido como “batismo”, neste mergulho é utilizado o cilindro de oxigênio, deixando o mergulhador mais livre e também possibilitando um mergulho mais profundo. Esta prática é indicada para quem tem o mínimo de conhecimento e experiência dentro da água.
Para realizar o mergulho com snorkel ou batismo, não é necessário saber nadar. Antes de começar o mergulho, os instrutores fazem uma pequena aula com introduções onde será informado sobre o que fazer e como se portar quando estiver submerso. O instrutor também acompanhará durante toda a prática para que o mergulho seja seguro e divertido.
Alguns cuidados são necessários para o bem estar do mergulhador durante e depois do mergulho. Um dos mais importantes é a hidratação, pois é imprescindível manter-se hidratado durante e depois da atividade para que o corpo permaneça em equilíbrio. Vale destacar que não é recomendado consumir bebidas alcoólicas e exercícios que exijam muito esforço físicos – que dificultam o relaxamento dos músculos e consequentemente a imersão nas águas.
Os equipamentos também são cuidados que precisam ser levados em consideração para a prática de um bom mergulho. É importante verificar com o técnico as condições dos equipamentos e o funcionamento dos cilindros antes do início do mergulho.
Durante o mergulho é natural que o usuário faça diversos movimentos para aproveitar a sensação de liberdade que a prática proporciona, contudo é recomendado que não façam subidas e descidas rápidas quando estiver submerso.
Também é importante ficar atento com relação à maré e ficar junto do grupo e do instrutor do mergulho para que as condições climáticas não interfiram na qualidade do mergulho.
Antes da realização de um mergulho é importante saber se o usuário tem algum tipo de deficiência física ou limitação que possa interferir dentro d’água para evitar quaisquer problemas durante a atividade.
A recomendação é que o usuário reconheça todas as suas condições de saúde e limitações, além da capacidade pulmonar e cardíaca. O mergulho com cilindro não é indicado para gestantes e pessoas com condições especiais de saúde (asma, doenças cardiovasculares, claustrofobia, etc.). Com exceção dessas limitações, o mergulho é livre para praticamente todos os públicos a partir de 10 anos.
O mergulho é uma ótima atividade para ser realizada quando o desejo é ter um momento único de conexão com a natureza e experiências memoráveis.
Crie momentos inesquecíveis mergulhando com a Submarine Scuba! Faça sua reserva agora mesmo, reserve on-line de maneira prática e fácil.